12 de dezembro de 2010

MOMENTOS DA BANDA RELATOS E FOTOS

                                         GRUPO DE SAMBÃO
"Não importa o que as outras pessoas falem de você, o importante é que você continue sendo a pessoa que sempre foi, se mudar mude para melhor."
-- Anônimo

"Quando você, em seu caminho, encontrar amargor, não esmoreça; consuma-o para que ele logo acabe. Mas quando encontrar mel, cuidado. Beba-o com lentidão para que ele dure mais e você não venha a passar mal da barriga."
-- Anônimo
MEU AMIGO JOBER!
Veja as qualidades e elogie; os defeitos logo desaparecerão."
Anônimo

 "O que se faz num dia é semente de felicidade para o dia seguinte."
-- Anônimo

"Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais. Deve ser guardada e conservada no coração."
-- Anônimo

"O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior."
-- François de La Rochefoucauld

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."
-- Pitágoras

Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo."
-- Liang Tzu

"VOCÊ MESMO
Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros.
Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo."
-- Psicografada por Francisco Cândido Xavier


"Valorize os seus limites, e por certo não se livrará mais deles !"
-- Richard Bach em Ilusões

"A pétala da flor queixava-se desolada à aurora por ter perdido a sua gota de orvalho, mas esta radiante, mostrou-lhe que havia perdido todas as suas estrelas."
-- Anônimo

"Sempre tive pena de mim mesmo porque não tinha sapatos, até que encontrei um homem que não tinha pés."
-- Anônimo

"Antes ser a flor esmagada do que o pé que a pisa."
"O amigo não é aquele que nos faz algum bem, mas aquele que está sempre e em toda parte junto conosco."
-- Anônimo

"A preocupação consigo mesmo induz à tristeza. O esquecimento de si abre para a alegria."
-- Anônimo

"É impossível avaliar a força que possuímos sem medir o tamanho do obstáculo que ela pode vencer, nem o valor de uma ação sem sabermos o sacrifício que ela comporta."
-- Anônimo

"Olha o outro com um olhar de confiança, um olhar luminoso, e ele verá toda a sua pessoa cheia de luz."
-- Anônimo

"Todos aqueles que encontramos profundamente, nos formam, nos modificam, nos constróem."
-- Anônimo
 "A única beleza, a beleza eterna, é da alma que se manifesta, através do rosto, concretizada em uma admirável cólera ou num sorriso de amizade e amor."
-- Anônimo

"Enquanto beijem os lábios e os olhos vejam, viverá isto, e isto é que te faz viver."
-- Anônimo

"Para cada virtude basta um homem; para a amizade, são precisos dois."
-- Anônimo

"A humildade pode não ser a maior, mas certamente é a mais bela de todas as virtudes."
-- Anônimo

"O homem solitário é uma besta ou um deus."
-- Aristóteles

 "Um homem verdadeiramente nobre é aquele que sabe ser verdadeiramente justo."
-- Anônimo

"Dentro de você habita o infinito. Imagine então o infinito que habita ao redor de você."
-- Anônimo

"Um livro e como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."
-- Kahlil Gibran
"A liberdade é o direito de fazer aquilo que não é prejudicial."
-- Anônimo

12 comentários:

  1. Roupa dos Homens
    Os homens dançam utilizando calças geralmente brancas e simples, comumente com a bainha enrolada, costume herdado dos ancestrais negros que utilizavam a bainha da calça desta forma devido as atividades exercidas, como a exemplo, a coleta de caranguejos nos manguesais. Além disto ainda utilizam camisa de pano com desenho e corte comum a que a população ribeirinha tradicionalmente utilizava até meados do início do século XX, juntamente com o tradicional chapéu de palha.

    ResponderExcluir
  2. Roupa das mulheres
    As mulheres dançam descalças e com saias coloridas que vão até os pés muito franzidas e amplas. A saia normalmente é de cetim ou também pode ser de seda e outros tecidos. Blusas de cores lisas, pulseiras e colares de sementes grandes. Os cabelos são ornamentados com ramos de rosas ou jasmim de Santo Antônio. Todos os dançarinos apresentam-se descalços.

    ResponderExcluir
  3. Carimbó
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se e recebeu outras influências, principalmente negra. Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. Surgida em torno de Belém na zona do Salgado (Marapanim, Curuçá, Algodoal) e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.
    Na forma tradicional, é acompanhada por tambores feitos com troncos de árvores. Aos tambores se dá o nome de "curimbó", uma corruptela da palavra Carimbó. Costumam estar presentes também os maracás.
    Nos anos 60 e 70, adicionaram-se ao carimbó instrumentos elétricos (como guitarras) e influências do merengue e da cúmbia. O ritmo tornou-se popular no Norte do Brasil e gerou a lambada, que espalhou-se para o resto do mundo (que ironicamente foi popularizada por um grupo boliviano, Los Kjarkas).
    A formação instrumental original do carimbó era composta por dois curimbós: um alto e outro baixo, em referência aos timbres (agudo e grave) dos instrumentos; uma flauta de madeira (geralmente de ébano ou acapú, aparentadas ao pife do nordeste), maracás e uma viola cabocla de quatro cordas, posteriormente substituída pelo banjo artesanal, feito com madeira, cordas de náilon e couro de veado. Hoje o instrumental incorpora outros instrumentos de sopro, como flautas, clarinetes e saxofones.
    Sendo a música preferida pelos pescadores marajoaras, embora não conhecida como carimbó até então, o ritmo atravessou a baía de Guajará com esses pescadores e veio dar em praias do Salgado paraense. Em alguma região próxima às cidades de Marapanim e Curuçá, o gênero se solidificou, ganhando o nome que tem hoje. Maranhãozinho, no município de Marapanim; e Aranquaim, em Curuçá, são dois dos sítios que reivindicam hoje a paternidade do gênero, sendo o primeiro o mais provável deles. Em Marapanim, na região do Salgado, nordeste paraense, o gênero é bastante cultivado, acontecendo anualmente o "Festival de Carimbó de Marapanim — O Canto Mágico da Amazônia", no mês de novembro.

    ResponderExcluir
  4. REISADO
    Dança de origem portuguesa, é representada sempre no Dia dos Santos Reis no ciclo de Natal. Participam do Reisado duas filas (cordões) de "Caboclas", cada fila com vestidos de uma cor (vermelho e verde ou vermelho e azul). Usam saias curtas e chapéus enfeitados de espelhos e fitas coloridas. Outras personagens do Reisado são o "Matheus" ou "Palhaço", a "Dona do Baile", o "Boi" e o "Jaraguá". Eles dançam com as "Caboclas" nas ruas, praças e palanques das feirinhas natalinas.

    ResponderExcluir
  5. LAMBE-SUJO
    Lambe-Sujo representa a luta entre negros dos quilombos - os "Lambe-Sujos" contra os índios - os "Caboclinhos", mandados pelos brancos para destruírem os quilombos. Os "Lambe-Sujos" pintam os corpos de tinta negra, vestem-se com calções e gorros vermelhos. Como arma usam uma foice de madeira, símbolo do trabalho no canavial. Os "Caboclinhos" tem os corpos pintados de vermelho, usam cocares e saiotes de penas, pulseiras e colares e armam-se de arcos e flechas. Os "Caboclinhos" formam um grupo disciplinado, todos em fila dupla comandados pelo "chefe" ou "cacique", ao contrário dos "Lambe-Sujos", às carreiras pelas ruas, sob o ritmo agitado da batucada (timbau, pandeiro, cauíca, tambor, tamborim, bumbo e reco-reco). A cidade de Laranjeiras ainda conserva a tradição dos "Lambe-Sujos", a festa acontece sempre no mês de outubro

    ResponderExcluir
  6. CACUMBI
    Originária do Congo - África, o Cacumbi é uma dança onde participam o "rei negro" e seus "cacumbis", ou seja, seus nobres guerreiros ou vassalos. A coreografia da dança é bastante alegre, com evolução e movimentos vivos e contínuos ao som de apito, cuícas, pandeiros, tamborins e ganzás. Somente os homens realizam a dança, usando chapéus enfeitados de espelhos, paetês e fitas coloridas. As vestimentas são camisas com estampas em cores alegres, calças e tênis branco.Os Cacumbis existem principalmente em Japaratuba e Laranjeiras, onde se apresentam nas festas natalinas, principalmente no dia de Santos Reis, em 06 de janeiro.

    ResponderExcluir
  7. CHEGANÇA
    De origem portuguesa, essa é uma dança dramática, que no Brasil tornou-se um alto de Natal. Representa a luta entre marinheiros "cristãos" e "mouros", que é vencida pelos primeiros, que obrigam os inimigos a serem batizados. Como o grupo dos cristãos representa uma tripulação de navio, seus personagens são o "Almirante", o "capitão", os "marinheiros", o "padre-capelão", o "médico", etc. Usam uniformes brancos ou azuis com botões dourados ou prateados, além de luvas brancas e espadas. Movimentando-se de um lado para o outro, os integrantes da Chegança, lembram o balanço de um navio. Os cantos são em "louvações" à Virgem Maria e ao Menino Jesus.

    ResponderExcluir
  8. BACAMARTEIROS
    Costume e tradição do município de Carmópolis, os Bacamarteiros comemoram a noite de São João, 24 de junho com dança, música e muitos tiros de bacamarte, uma espécie de rifle artesanal. O grupo é composto por mais de 60 participantes, entre homens e mulheres. As mulheres trajam chapéu de palha e vestido de chita, dançam sempre em círculo, enquanto os homens, que ficam atrás, vão disparando tiros de bacamarte, de acordo com o desenrolar da dança.

    ResponderExcluir
  9. BATUCADA
    Manifestação folclórica bastante difundida no município de Estância. Os instrumentos de percussão são: tambor, reco-reco, ganzá e triângulo. O compasso rítmico das batidas dos pés é a característica mais marcante. A Batucada é composta de 100 a 150 figurantes, homens e mulheres, que vestem indumentárias típicas do ciclo junino. Na cabeça, todos usam chapéus de palha e nos pés tamancos de madeira.

    ResponderExcluir
  10. SAMBA DE COCO
    Uma dança acompanhada de cânticos, a origem é africana, mas, com forte influência indígena. A marcação do ritmo é forte, feita através dos sapateados e das palmas. Sua origem africana está ligada intimamente à formação dos quilombos. Os negros que fugiam das senzalas se reuniam em locais distantes - quilombos-, e para passar o tempo ocioso cantavam enquanto praticavam o ritual da quebra do coco, retirando a coconha (amêndoa), para o preparo dos alimentos. No Samba de Coco, o tirador do coco, também chamado de coqueiro, é quem puxa os versos, que são espondidos pelo coro dos participantes. Os versos podem ser tradicionais e improvisados e aparecem nas mais variadas formas, quadras, sextilhas, décimas etc. No Samba de Coco o canto é marcado pelos instrumentos de percussão: cuícas, pandeiros, ganzás, bombos, tambores, chocalhos, maracas e zabumbas que acompanham a sanfona. Enquanto dançam, sapateando e pisando forte no chão, os participantes batem palmas e cantam, girando sem parar, desenvolvendo passos e requebros. A indumentária é simples. As mulheres usam vestidos estampados com saias rodadas e cinturas marcadas. Os homens, calças comuns e camisas identicamente estampadas. Nos pés, usam tamancos de madeira que ajudam a sonorizar o ato da pisada no chão.

    ResponderExcluir
  11. SÃO GONÇALO
    Manifestação de origem portuguesa, no Brasil está ligada ao catolicismo rural. Folguedo em homenagem a São Gonçalo do Amarante que, segundo a lenda, teria sido um marinheiro que tirou muitas mulheres da prostituição através da música alegre que fazia com a viola. A dança é acompanhada por violões, pulés (instrumentos feitos de bambu) e caixa. A caixa é tocada pelo "patrão", que é o gomem vestido de marinheiro, em alusão a São Gonçalo do Amarante. O grupo dança em festas religiosas e em pagamento de promessas, sendo composto em sua maioria por trabalhadores rurais que se vestem de mulher. O mais importante grupo é o de Laranjeiras, da Mussura. .

    ResponderExcluir
  12. "Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa."
    -- Anônimo

    ResponderExcluir